quinta-feira, 28 de junho de 2012

Justiça com ÉTICA, por favor!



Tenho asco de gentinha que tenta tirar vantagem de qualquer forma! Que entulha o poder judiciário com brigas de lavanderia. Penso que, há de se ter bom senso. Bom senso em tudo na vida, desde a roupa que tu veste para atender um cliente, ou ir em uma audiência, até SUAS atitudes como pessoa. Profissionalismo, ética e MUITO trabalho são os segredos do sucesso. Vejo muitas pessoas com anos de formação e, que não conseguiram, sequer, se estabelecerem como profissionais. E se formos observar tais pessoas fica nítido que lhes faltam o básico: o CONHECIMENTO, o ESTUDO. Hoje em dia, felizmente, não adianta somente pegar o diploma e, guardar dentro da gaveta, ou pendurar na parede, temos que ralar, correr atrás, nos especializar, ler,enfim...
Tenho vergonha muitas vezes, alheia, e pela própria faculdade que cursei, pois  quando vejo advogados sem ética alguma, que quando possuem algum tipo de atrito, ficam fazendo tortura psicológica, perturbando a tranqulidade de clientes e/ou qualquer pessoa que estes "profissionais" de quinta categoria venham a ter problemas com ameaças via celular, e-mail e, assim por diante, ao invés de tentarem solucionar seus problemas pelas vias legais, ou que perdem causas de clientes por falta de conhecimento, de estudo e, que por um acaso do destino - e azar da sociedade - conseguiram a tal carteirinha da OAB e, em razão disso se acham superiores a Deus, confesso ser desanimador, além de ser vergonhoso. E o que mais me assusta e, que vejo frequentemente, é que uma grande parte destes ditos "profissionais" mal sabem escrever o português corretamente! Mal sabem a ação certa para ingressar num determinado caso, ou seja, não sabem o BÁSICO de sua própria profissão!  E mesmo assim "pensam" que podem tudo e qualquer coisa, porém esquecem que antes e, bem antes deste "suposto poder", que "pensam" possuir, existe uma Lei Maior, um Juiz que possui estudo e conhecimento e, sabe MUITO bem filtrar e distinguir o que é MORAL e LEGAL  do está eivado de IMORALIDADE e MÁ-FÉ, em outras palavras, os chamados GOLPES de aproveitadores que se utilizam de sua profissão para tentar tirar alguma vantagem.








Nas palavras de Paulo Luiz Neto Lôbo:

A ética profissional impõe-se ao advogado em todas as circunstâncias e vicissitudes de sua vida profissional e pessoal que possam repercutir no conceito público e na dignidade da advocacia. Os deveres éticos consignados no Código não são recomendações de bom comportamento, mas normas que devem ser cumpridas com rigor, sob pena de cometimento de infração disciplinar punível.”

E por fim encerro com as ilustres palavras de Ruy Barbosa que diz:

"A pior espécie de ignorância é cuidar uma pessoa saber o que não sabe... Tal, meu caro Alcibíades, o teu caso. Entraste pela política, antes de a teres estudado. E não és tu só o que te vejas nessa condição: é esta mesma a da mor parte dos que se metem nos negócios da república. Apenas excetuo exíguo número, e pode ser que, unicamente, a Péricles, teu tutor; porque tem cursado os filósofos".

“Vede agora os que intentais exercitar-vos na ciência das leis, e vir a ser seus intérpretes, se de tal jeito é que conceberíeis sabê-las, e executá-las. Desse jeito; isto é: como as entendiam os políticos da Grécia, pintada pelo mestre de Platão.”


O que podemos extrair desses trechos é a idéia de que para poder exercitar uma ciência deve-se primeiro estudá-la para depois buscar a sua prática. No meio jurídico o estudo é indispensável sendo necessário anos de dedicação à leitura, escrita, prática, reflexões entre outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário