domingo, 30 de janeiro de 2011

Desigualdade social!




Cada vez mais injustiça, cada vez mais desigualdade social e MORAL!
A cada dia nos roubam a dignidade, o direito a felicidade, o direito à educação, o direito ao SONHO.
É fácil criticar, quando não é você que está passando fome, frio, quando não é você o segregado da vez!
Quando orientei um adolescente que estava cumprindo medida socioeducativa de liberdade assistida numa ONG na cidade de Santa Maria/RS, eu sempre tentei resgatar o sonho dele, embora, muitas vezes eu me sentisse uma idiota, pois para mim é cômodo dizer à ele qualquer coisa, enquanto ele vai para um abrigo, porque seu pai tentou o matar eu vou para minha confortável casa e seguir na minha confortável vida, desfrutando de todos os prazeres que o mundo capitalista me oferece!
Assim fica fácil dar conselhos e, até mesmo criticar, como muitos fazem!
Por isso, me cansam discursos moralistas, onde muitos criticam sem ao menos conhecer a realidade daquilo que estão criticando!
A realidade é feia, nunca vivi, concordo, mas já VI muita coisa triste de perto! Muita miséria!
Miséria HUMANA!

Um comentário:

  1. Muito pertinente este texto! Não nos custa nada falar da desgraça humana, das desigualdades sociais, da fome, das crianças que nem sequer um pão paraa boca teem. Estamos muito confortavelmente sentados no sofá da nossa sala aquecida, depois de uma boa refeição ouvindo através da televisão toda a miséria que se vive aqui e por todo o resto do mundo. Não conhecemos a verdadeira realidade, não a vivemos de perto; limitamo-nos a lamentar e a criticar; está na hora de fazermos também alguma coisa, de repararmos naquele vizinho nosso que está desempregado, naquela criança de olhos tristes que vimos na rua; está na hora de termos uma participação mais ativa na melhoria da nossa sociedade; não é preciso ir longe; muitas vezes só precisamos de dar alguns passos. Neste ano europeu do voluntariado procuremos fazer alguma coisa, procuremos doar uma parte do nosso tempo aos outros. Um beijinho e uma boa semana
    Emília

    ResponderExcluir