domingo, 13 de março de 2011

Sobre a hipocrisia das ONG's



Tive a oportunidade de trabalhar numa ONG na minha cidade e, confesso que foi a pior experiência da minha vida.
Penso que foi o lugar onde presenciei mais "sujeiras" embaixo do tapete, competitividade, nível muito baixo de instrução e pior, aquela lenda que toda ONG gosta de ajuda é mentira!É muito, mas muito complicado conseguir ingressar numa ONG, seja porque se julgam donos da verdade, seja porque não admitem concorrência intelectual, enfim. É uma realidade lamentável.
Acredito que todas as ajudas são necessárias e, uma ONG para  que de fato cumpra o papel ao qual se propõe precisa de profissionais competentes e antes de tudo HUMANIZADOS.
E imprescindível que exista generosidade, necessário que seus egos sejam abandonados.
Muitas vezes ofereci ajuda profissional  para ONG's, mas me impressiona o quão complicado se torna. Essa abertura de espaço não existe. Essa imagem que ONG recebe todos de braços abertos é falaciosa. Não recebe, no Brasil até pra ajudar é complicado!
Talvez recebam de braços abertos uma boa ajuda financeira, mas digo, uma ONG não se mantém somente com doações em pecúnia, se faz com humanos e muita competência e PAIXÃO.

Claro, falo sobre experiências que vivenciei, mas como sabemos, toda a regra tem sua exceção. E adoraria conhecer estas exceções para que eu possa tirar esta imagem negativa das ONG's.

Nenhum comentário:

Postar um comentário