domingo, 22 de maio de 2011


"Em primeiro lugar, menciono a tarefa geral que tenho de resolver a mim mesmo, se é que pretendo chamar-me filósofo. Refiro-me a uma crítica da razão. Uma crítica da razão lógica, da razão prática e da razão valorativa em geral. Sem clarificar, em traços gerais, o sentido, a essência, os métodos, os pontos de vistas capitais de uma crítica da razão; sem dela ter pensado, esboçado, estabelecido e demonstrado um projeto geral, não posso verdadeira e sinceramente viver. Os tormentos da obscuridade, da dúvida que vacila de um lado para o outro lado, já bastante os provei. Tenho de chegar a uma íntima firmeza. Sei que se trata de algo grande e imenso, sei que grandes gênios aí já fracassaram; e, se quisesse com eles comparar-me, deveria de antemão despertar..."


Husserl

Nenhum comentário:

Postar um comentário