segunda-feira, 23 de maio de 2011

MÍDIA MANIPULADORA!





No Brasil somos julgados o tempo todo, condenados, massacrados sem direito a defesa.
O pré- conceito da mídia criminalizante  escracha, especula, julga, aje como uma metralhadora, fuzilando a todos com suas opiniões sem base alguma, sem fundamento juridico algum. Usam de forma abusiva o direito de livre manifestação do pensamento. Pois, obrigam a sociedade a pressionar e, antecipar julgamentos para dar a tal "resposta para a sociedade." Mas de livre o pensamento não tem nada, pois o pensamento é manipulado.  Possuem até "comentaristas de desgraça" em tempo integral! 
Instigam a sociedade a ter sede de vingança. Sobrevivem da desgraça alheia. Tudo por uma audiência, a vida humana serve como moeda de troca! "Você me dá sua desgraça e, eu ganho audiência!"
E o povo cede às pressões midiáticas, as manipulações, pois tem a sensação de que a mídia é seu Juiz.
A mídia que julga, decreta a prisão e, profere a sentença. O juiz apenas homologa a decisão!
A mídia no Brasil foi alcunhada como "quarto poder", pois funciona como formadora de opiniões, manipula os indivíuduos, instiga a violência, a selvageria, a vingança. De fato a mídia exerce poderes supra-constitucionais, uma vez que: investiga, denuncia, acusa, condena e executa a pena!
A mídia faz o que Zaffaroni chama de "descrição fabricada", esclarece Zaffaroni: “estes estereótipos permitem a catalogação dos criminosos que combinam com a imagem que correspondem à descrição fabricada, deixando de fora outros tipos de delinqüentes”
O mais preocupante é que  a mídia tornou-se uma espécie de "legisladora" penal, uma vez que pressiona o legislativo e afetuar o chamado Direito Penal simbólico, com mudanças imediatistas que não servem para NADA! E o povo é enganado, induzido a pensar que tudo vai melhorar, que o Direito Penal vai salvar o mundo, acabar com todas as mazelas!
 Pergunto: pra quê Judiciário no Brasil, pra quê doutores em politica criminal, temos a MÍDIA e até "comentadores" com Phd em Criminalística!
Penso, porque esta mídia, com tanto poder de argumentação não usa este poder para algo positivo?!
E ainda vou mais loge, por que cada um não faz o seu trabalho???! Deixem o Direito Penal para quem estuda a ciência penal, para quem de fato entende sobre o assunto! Me irrita escutar e ler tantas bobagens!


Por fim, encerro com o pensamento de Betch Cleinman:


“A mídia, pouco a pouco, busca ocupar o espaço central das sociedades democráticas, com o pretexto de ser o potente instrumento capaz de iluminar os cantinhos mais obscuros da vida econômica, política e social. (..) em nome da informação devida ao público, tenta impor-se como o Quarto Poder da República.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário