segunda-feira, 27 de junho de 2011



Portanto, para falar francamente, devemos nos irritar com o bom para que tudo ande melhor. O homem de shopenhauer assume o sofrimento voluntário da sinceridade e esse sofrimento lhe serve para matar seu próprio querer e para preparar a inversão, a total conversão de seu ser, que é verdadeiro objetivo e o sentido da vida. O hábito de dizer a verdade parece aos outros homens a expressão de sua maldade, pois, estimam que o respeito de suas fraquezas e de suas pequenas manias é um dever de humanidade e porque é necessário ser mau para lhes estragar assim seus brinquedos.

Prefiro crer que não se pode representar uma vida assim orientada sem que o coração se dilate e que nasça um ardente desejo de ser também um homem shopenhaueriano, de pura e maravilhosa serenidade quanto a si e à própria felicidade, invadido por uma chama ardente e devoradora na busca do conhecimento e muito distante da neutralidade fria e menosprezadora dos espíritos ditos científicos, muito acima de uma contemplação desagradável e enfadonha, pronto a se imolar em primeiro lugar à verdade que reconheceu e plenamente consciente, no fundo dele, dos sofrimentos que decorrerão inevitavelmente de sua sinceridade.


Nietzsche

Um comentário:

  1. Nietzsche é importante para o crescimento de qualquer ser pensante nessa terra... Pois é a verdade... Nua e crua... Ser sincero é ser cruel sim... Mas é o que sempre procuramos naquilo que amamos...

    ResponderExcluir